terça-feira, 17 de novembro de 2009

Abraço ao Rio Macacu! xD

Hoje na cidade do Interior do Estado do Rio Cachoeiras de Macacu, aconteceu o Evento "Abraço ao Rio Macacu" que levou varias escolas para a praça Nicomedes Arruda o evento aconteceu das 9 da manha as 10 horas pelo menos com uma hora de atraso hsauhsuashasuauhsa....





Rio Macacu
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Macacu
Comprimento km
Nascente Serra do Mar
Foz Baía de Guanabara
O rio Macacu é o principal rio que deságua na Baía de Guanabara. Nasce na Serra do Mar, próximo ao Pico da Caledônia. Já foi nevegável no passado, tendo sido uma importante via de povoamento da região de Cachoeiras de Macacu. Atualmente contribui com grande relevância para o abastecimento de água de vários municípios fluminenses, entre os quais Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, além da ilha de Paquetá. Tem como principal afluente o rio Guapiaçu.

O nome do rio corresponde ao de uma palmeira denominada macacu, muito semelhante ao pau brasil, e que era abundante na região durante a era colonial, mas que atualmente encontra-se extinta.

[editar] História
Justamente por ter sido navegável no passado, o rio Macacu foi uma importante via para o povoamento da região que corresponde hoje aos municípios de Itaboraí e de Cachoeiras de Macacu. Ao longo de suas águas foram fundadas algumas vilas e sedes de fazendas que abasteciam o Rio de Janeiro. E foi navegando por suas águas que os imigrantes suíços e alemães chegaram até próximo as serras de Nova Friburgo no começo do século XIX.

Com a construção dos trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina e também com as epidemias de malária e de febre amarela, aos poucos o rio foi perdendo a sua importância para a navegação já que o transporte de pesoas e de mercadoria poderia ser feito através das locomotivas. A população passou a se concentrar mais nas proximidades da ferrovia, esvaziando as localidades que foram fundadas ns margens do rio Macacu, durante o século XIX. Também em função das freqüentes epidemias que ocorriam na região, o rio Macacu que era um rio de meandros (curvas), foi dragado e retilinizado pois, com as cheias, muito comuns na região, a quantidade de água retida a pequenas lagoas propiciavam a proliferação de insetos transmissores de doenças, principalmente a febre palustre.



Pois é matei aula para vim afinal ultimamente tenho matado muito né...

Também aconteceu uma pequena apresentação com A compainha artistica En Nós Wellington Lyra e Josiane Silva, com grande recepção do publico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE È UMA ORDEM

by

Manuyoshi


NÃO SE ESQUEÇA DE NOS SEGUIR

*Queremos te conhecer!

(Obrigado pelo comentário...)

De onde as pessoas estão lendo?